O Santos Interessa Mais Aos Corintianos Do Que O Corinthians.

Imagem original de Djalma Vassão

Acho que não existe torcedor tão interessado no Santos do que o corintiano. O interesse é tão grande que eles colocam até o próprio time em segundo plano. Há tempos observo como são as propagandas e reportagens esportivas nos canais de TV, nos programas de auditório ao vivo ou gravado. Se precisa exaltar o time corintiano, eles logo tem que colocar um lance em que marcam gol no time do Santos. Pode passar despercebido por grande parte do público, mas com certeza você já deve ter ouvido falar de mensagem subliminar. Então também sabe como funciona a propaganda que tenta vender seu produto como o melhor do que todos os outros.

Vamos aos fatos. Dificilmente o brasileiro sabia que o ex-campeão Anderson Silva era corintiano, apenas foi saber deste fato quando a TV Globo passou a transmitir suas lutas e após o clube corintiano patrocinar o atleta, patrocínio que trouxe agouro ao atleta, que acabou por sofrer duas derrotas seguidas.

Recentemente o campeão mundial do Surf, Gabriel Medida, o qual a maioria dos brasileiros também não sabia sobre seu time, também teve a sua imagem vinculada ao time corintiano. Este sem muita empolgação, apenas confirmou as perguntas do repórter da Globo, em reportagem exibida no último domingo (28/12/2014) pelo Esporte Espetacular. Ele respondeu que era corintiano, “mas”... e riu timidamente. Se o campeão mundial do Surf é tímido nas palavras, ele é um batalhador no seu esporte, dedicado e comprometido com sua meta, um cara que parece ser simples, apesar da fama recente e merece todo sucesso que chegou depois de muito trabalho. Em quase nada se compara ao time corintiano, que teve muitas de suas glórias graças à arbitragem camarada que sempre o prevalece em todas as competições.


E o Ronaldo Fenômeno? Este parece que só fez gol no Santos. É lembrado em todas às vezes com os gols que fez na final do Paulista de 2009, um deles na Vila Belmiro, em que pegou o goleiro Fábio Costa adiantado e fez um belo gol. Este mesmo gol foi lembrado pelo Esporte Espetacular na mesma entrevista do Gabriel Medina, aliás, parece que é um dos poucos gols que o campeão do Surf presenciou, pois a empolgação em mostrar o “corintianês” de Medida era mais da parte do repórter do que do atleta. Quase que a edição mostrando as glórias corintianas se sobressaíram ao ponto principal da entrevista que era o atleta das ondas.

Por que de tanto recalque corintiano? Será que é porque ficaram 11 anos sem vencer o Santos? Será que é porque Pelé foi o seu maior carrasco? Será que é por causa de que Robinho também surgiu no Santos e também foi carrasco do time deles? Será que é porque surgiu outro fenômeno no Santos chamado Neymar e também detonou o clube deles? Será que é por causa da conquista do Brasileiro de 2002 em cima deles? O Santos com um time de molecada venceu suas maiores estrelas. Será que é por causa de Neymar e o Santos ter tirado a hegemonia deles do Campeonato Paulista?


Pode ser um conjunto todo. A verdade é que principalmente, Globo e Bandeirantes são os canais que mais idolatram o time corintiano. Precisam passar a todo o momento glórias do time deles para esquecer todos os vexames que já passaram durante décadas, as mais recentes são uma desclassificação de um time de estrelas pelo desconhecido Tolima na pré Libertadores, ou foi passar 3 anos comemorando o centenário sem ganhar nada (#semternada), outra foi a derrota no primeiro jogo em seu novo estádio construído com dinheiro público.


Juntando a isto é o interesse de corintianos em entrar em páginas e grupos santistas no Facebook. Eles gostam de saber do nosso time. Chamar o Santos de pequeno, dizerem que temos torcida pequena, mas não deixam de se preocuparem com nosso time.


Só sobra uma conclusão de tudo isto. Eles se preocupam mais com o Santos do que com o seu próprio time. Sobre a grande torcida corintiana que eles tanto falam, no programa de sócio torcedor foram passados até pelo Palmeiras e o primeiro lugar em sócio torcedor está o Internacional de Porto Alegre. Não adianta falar de números quando não provam em lugar nenhum esta contagem. Talvez seja também por isto que principalmente a Globo, seguida incansavelmente pela Bandeirantes tentam vender tanto o Corinthians. Investem neles e precisam os colocar na mídia a todo o momento.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares