Pouco Público, Renda Baixa - A Saga Continua.


Final do Paulistão 2015, Vila Belmiro lotada, a torcida santista compareceu em peso. Muita gente que ficou de fora do espetáculo ficou reclamando pelas redes sociais. O Peixão foi Campeão Paulista, ganhou no tempo normal, ganhou nas cobranças de pênaltis, a torcida festejou muito.

Mas mal o Peixe voltou à Vila Belmiro, pela Copa do Brasil, a torcida voltou a desaparecer. As justificativas voltaram a serem as mesmas de antes: time fraco; jogo de quarta-feira; preço dos ingressos caro demais, entre outras justificativas menos utilizadas. Nossa torcida só apoia mesmo o time em finais? Só apoia quando chega a uma fase final de competição? Será que as justificativas utilizadas são mesmo a realidade encontrada pelo torcedor?


As respostas ficam com cada um. Não dá para criticar o motivo de cada um, mas a verdade é que nossa torcida não foi um exemplo de apoio ao time no Paulistão deste ano e na Copa do Brasil não tem sido diferente.

Justificar que em Santos, a torcida é menor e que em São Paulo, local com mais torcedores santistas e jogando no Pacaembu, a torcida compareceria em maior número também já caiu por terra, pois no Pacaembu, o Santos teve prejuízos no ano passado jogando lá. Já publiquei um artigo mostrando isto, com os dados do ano passado, clique aqui para acessar o artigo.

A verdade é que sem público, o time não tem renda suficiente para manter elenco e demais trabalhadores do clube. A gente ri da torcida do Palmeiras, mas eles estão dando um exemplo de como apoiar o time, ao menos no quesito "ir ao estádio". Alguns dizem, que é porque o estádio deles ainda é novidade, mas se dermos uma olhada no quanto aumentou o número de sócios torcedores do alviverde, não vamos ter como dar desculpas de novidade.

O nosso número de sócios torcedores não tem aumentando muito, só na era Neymar, o Sócio Rei teve um aumento significativo. Além de não crescer, algumas notícias mostram que muita gente está em débito com as mensalidades. É outro modo de gerar renda para o clube que não ajuda muito. Alguns reclamam que há muitos problemas com o programa Sócio Rei, outros justificam a fraqueza do time para não se associarem, mas qual o momento ideal para ajudar o time? Só nas finais?

O que tem aumentado são reclamações ao time e à diretoria. O time acabou de ser Campeão Paulista e já foi duramente criticado por causa do primeiro empate jogando fora de casa, pelo Brasileirão. Quase não teve torcida na Vila Belmiro para o jogo de volta contra o Maringá, mas pelas redes sociais não faltaram críticas ao fraco desempenho do time, que ganhou por apenas 1 a 0.

Este texto não é para criticar um ou outro, é só para fazermos uma reflexão sobre o momento em que devemos apoiar o time. Como sempre digo, não podemos criticar ninguém por não poder ir a um jogo do nosso time, mas precisamos apoiar de algum jeito, para que se depois de tudo isto, o time não corresponder, aí sim reclamar. Se eu que sou um crítico quase incorrigível tenho mudado minha percepção e o minhas opiniões, qualquer um, que ame o Santos pode fazer até mais que isto.

Quem puder vá ao estádio. Vá à Vila Belmiro, ao Pacaembu, seja lá onde o Santos for jogar. Quando o Santos vai ao interior de São Paulo, os estádios lotam. São estádios pequenos? Mas a galera do interior comparece em peso pagando preços muito mais altos para ver o Peixão. Quem puder faça sua parte, só assim poderemos ver o nosso Santos Futebol Clube sempre forte e com elenco para disputar e vencer todas as competições.

Poucos torcedores na Vila presenciaram a entrega das faixas de Campeão Paulista.

Leia Também:


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares