O Pastor Do Peixão - Números E Relatos.


O começo de ano para o Santos Futebol Clube foi crítico. O clube afundado em dívidas, sem dinheiro para contratar, sem perspectiva de sequência nas competições. Jogadores abandonando o time e acionando o clube na justiça, todas as características de falência.

Ao mesmo tempo chegavam ao clube, antigos jogadores, que passaram pelo Santos em outras épocas. Renato era um deles. O outro era Ricardo Oliveira, que voltou ao Santos aceitando, assim como Renato, um contrato com valores muito abaixo dos pagos a médios e grandes nomes do Brasil. O contrato de Ricardo Oliveira era também por produtividade e o Santos poderia se desfazer dele sem maiores custos, caso não houvesse produzido bons resultados.

Ricardo Oliveira, quando perguntado sobre a crise santista e a possibilidade de o Santos não saldar os salários dele, a resposta foi firme: "Onde todos enxergam crise, eu vejo uma oportunidade". Dentre outras coisas, Ricardo Oliveira estava determinado e confiante de que encontraria no time da Baixada Santista, um local para fazer coisas grandiosas. Que louco era este? Apesar de o Santos, desde 2009 estar disputando as finais do Paulistão, neste ano de 2015, o time estava fadado ao fracasso.

Seis meses depois, o Santos se sagrava Campeão Paulista novamente e Ricardo Oliveira, nosso R9 acabou a competição como artilheiro com 11 gols em 18 partidas. Os números de R9 continuaram aumentando na Copa do Brasil e Brasileirão, com 2 e 17 gols respectivamente. São 30 na temporada. 646 passes certos, 19 desarmes, 80 finalizações certas, 37 faltas recebidas, 5 assistências em um total de 53 jogos. (Estatísticas do site Footstats)

Convocado para a Seleção Brasileira, o atacante jogou duas partidas, na primeira atuando apenas por 10 minutos criou mais oportunidades do que o outro atacante havia criado em toda partida. No segundo jogo, Dunga o colocou desde o começo e R9 jogou até boa parte do segundo tempo, quando marcou seu gol pelo Brasil.

Uma característica que muitos não conhecem sobre o atleta santista, mas já conhecida por muitos torcedores do Peixão, que até o denominaram de "Pastor", é a carreira que Ricardo Oliveira segue na fé. A mesma fé que o levou a optar pelo Santos Futebol Clube, a fé que o fez acreditar no que parecia impossível aos olhos de muitos.

Esta semana eu assisti a um vídeo de Ricardo Oliveira, o pastor Ricardo Oliveira, que tem um relato dele em uma reunião sobre ministérios e pude também perceber o que tanto impulsionava este jogador aos seus 35 anos, considerado veterano no mundo do futebol, desacreditado por muitos, mas que jogou como um menino e como menino fez a alegria de toda uma nação de torcedores santistas. Um menino sedento na fé, que usou a sua determinação e seguiu sua fé para chegar a números tão expressivos.

Independente da sua religião, vale a pena assistir a este vídeo até o final e poder conhecer um pouco do que impulsiona este jogador. Saber do seu testemunho e o que o fez desembarcar em Santos e jogar pelo nosso time.


Os jogadores passam pelos clubes e deixam histórias, algumas, como esta, não podem ser esquecidas. Mais uma prova de como os propósitos para o bem podem ser alcançados através da fé.

Foto de Juliana Flister

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares