Ninguém Deixou De Ser Santista.


Ninguém deixou de ser Santista! Esta frase, esta afirmação, não fui eu quem criou, na verdade, com a velocidade de propagação da internet, fique quase impossível saber quem foi o primeiro que publicou, mas deve receber parabenizações por ela. A frase citada acima exemplifica a essência do torcedor, que é torcer e não deixar de ser torcedor por causa de uma derrota. Então, caso o criador da frase leia esta publicação, fique sinta a vontade de se apresentar, mesmo assim, já lhe dou os parabéns pela ideia e todos os créditos pelo sucesso que ela alcançou.

O Santos não foi campeão da Copa do Brasil deste ano, nem por isto deixa de ser o time que foi durante o ano. Ano conturbado, que começou com a crise financeira, mas aos poucos foi ganhando outra dinâmica com a conquista do Campeonato Paulista, a mudança de comando da comissão técnica e a volta do time no G4. Claro que, com a perda do título da Copa do Brasil, o time, que priorizou nos últimos jogos, a conquista da vaga por esta competição, acabou ficando fora da Libertadores do ano que vem. Mesmo assim, o resultado deste ano foi positivo.

E quando o autor da frase: "Ninguém deixou de ser Santista" a usou para afirmar sua tese, ele confirmou o que todo torcedor santista sentiu, mesmo com a perda da competição, mesmo com as lágrimas que alguns possam ter derramado, mesmo com a tristeza de não ter sido campeão de novo, cada um continua torcendo pelo Peixão.

(Foto Ricardo Nogueira)

Nosso torcedor não esconde camisa no guarda roupa, nosso manto não fica amarelado e com cheiro de naftalina. Nossa camisa é usada durante o ano todo, seja na vitória ou na derrota. Amor a um time ou a uma pessoa, não se prova apenas nos bons momentos, a prova é diária e durante todo o tempo.

Mais uma vez surgiu a piadinha: "Era Pelé, Era Robinho, Era Neymar, agora Já Era", mas o que esperar de torcedores que colocam o símbolo do Santos na foto do perfil do Facebook, só para entrar em grupo de torcedores santistas? Esperar que eles lembrem que o Santos foi Campeão Paulista em cima do time de alguns deles, o Palmeiras, neste ano, sendo que eles não sabem sequer o nome de cinco jogadores do elenco atual.

Ninguém está falando do pênalti cometido em Ricardo Oliveira no primeiro tempo. Nem mídia, nem quem iria fazer um DVD com lances duvidosos. Muito menos falam das agressões sofridas pelo atacante santista, principalmente no primeiro tempo. Opa! Nem falam do impedimento que não existiu no final do segundo tempo, quando o Santos iria sair na cara do gol. Epa! Só três minutos a mais no final do jogo? No primeiro tempo o árbitro deu cinco. Mas a gente sabe que nosso time jogou mal e não justifica tudo isto acima como o motivo principal da derrota.

Esperar o que? De torcedores curintianus, que não conhecem elenco nenhum de nenhum ano de seu time, nem mesmo a história do próprio time, se limitando a falar sem parar de dois títulos mundiais, que na verdade, apenas em um, o time chegou conquistando uma Libertadores, o outro foi um mundialito criado pela FIFA (entidade investigada pela CIA), com times convidados sem critério algum, apenas o da escolha.

Ainda sobre os curintianus, que se vangloriam pela conquista de mais um Brasileiro roubado. Somente no segundo turno foram quinze pontos dados pela arbitragem, a diferença quase exata que definiu a competição. Não dá mesmo para esperar nada. Ficaram felizes pelo título palmeirense (comédias).

Torcedores do São Paulo? Deram o título deste ano ao time da marginal em uma rodada e na outra rodada foram humilhados dentro do Entulhão (construído 100% com dinheiro púbico - BNDS é dinheiro público também - financiamento da empreiteira). Não ganham nada há anos, só passam humilhação, foram eliminados pelo Santos em todas as competições que disputaram nesta ano.

Torcedores do Santos torcem por um time odiado pela mídia, que só sabe propagar notícias ruins do time, muitas delas falsas, apenas para tumultuar ou tentar desestabilizar o ambiente santista. Torcem por um time que não tem visualização na TV, por isto, perde renda com publicidade, por não aparecer na TV aberta, talvez este seja um dos maiores golpes da emissora, para destruir o Santos. Passar apenas um jogo da competição, enquanto a quantidade de transmissão dos outros são infinitamente superiores. E não me venham com quantidade de torcida, pois o dito é verdadeiro: "produto que não aparece não vende".

E mesmo com todos os problemas e dificuldades, somos felizes. Não vai ser a última final que veremos em nossas vidas, muitas outras virão. Não, não queremos títulos da série B.

(Foto Lincoln Chaves)

Estaremos de novo ano que vem. Firmes e fortes, para torcer por um dos times mais famosos do planeta. Ser santista vai muito mais além do que ser torcedor de final, de camisa amarelada pelo tempo. Prontos para sorrir ou chorar, se alegrar ou lamentar, mas sempre torcendo pelo mesmo time, sempre para o Santos Futebol Clube, o verdadeiro Campeão.



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares