A Partida Épica Entre Santos E Fluminense Em 1995.


A partida aconteceu em 10 de Dezembro de 1995. O Santos precisava vencer a partida por uma diferença de três gols, pois a primeira partida no Maracanã foi vencida pelo time carioca, pelo placar de 4 a 1. Com o placar, os deuses do futebol poderiam ter decretado a passagem do Fluminense para a final do Brasileiro daquele ano, mas não foi bem isto que aconteceu.

O Pacaembu lotou para ver aquele Santos, que jogava por magia, a magia que sempre esteve no DNA santista. No gol, o filho do rei Pelé, Edinho, que apesar da estatura fazia milagres com grandes defesas no gol do Peixe. O time também entrava em campo com Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato, Marcos Adriano, Gallo, Carlinhos, Giovanni, Marcelo Passos, Camanducaia e Macedo. O técnico era Cabralzinho.

Jamelli e Robert, dois craques daquele elenco haviam sido expulsos no Maracanã, o que propiciou a vitória do Fluminense pelo placar elástico. Coisas assim aconteciam sempre com o Santos, a arbitragem deixar fora jogadores importantes do nosso time em jogos decisivos, era praxe.

Ao final da partida, os jogadores santistas não demonstravam desespero pelo placar, pareciam estar até calmos demais para quem tinha acabado de levar uma goleada. Giovanni, após a partida disse a frase profética, que lhe rendeu o apelido de Messias: "Nós vamos vencer e eu vou fazer dois gols".

O Peixe precisa vencer por uma diferença de três gols. Começava então a partida, que se tornaria um dos jogos mais épicos do futebol brasileiro.

Cobrando a penalidade sofrida por Camanducaia, Giovanni converteu e marcou o primeiro gol santista aos 25 minutos. Aos 29 minutos, o "messias" driblou na entrada da área e mandou um bico para o gol. O Santos vencia por 2 a 0 e a primeira parte da profecia de Giovanni se confirmava.


Termina o primeiro tempo e os jogadores santistas ficaram em campo recebendo as orientações do técnico Cabralzinho ali mesmo no gramado, para delírio da torcida e para buscar forças naquele momento decisivo.

Cinco minutos do segundo tempo foram necessários para Giovanni achar Macedo, que ampliou para o Peixe. Aos 7, o Santos sofreu o primeiro gol. Aos 16, Giovanni roubou a bola, o "messias" chutou e no rebote, Camanducaia mandou para a rede tricolor.

O Santos sofreu uma baixa, Marconato foi expulso, mas foi o Santos que ampliou novamente com passe de Giovanni, que de calcanhar passou para Marcelo Passos marcar o quinto gol, aos 37 minutos. O Fluminense fez seu segundo gol, mas não conseguiu mais reagir.

O Santos foi para a final e apesar de não ganhar o título, em uma das partidas mais sacanas realizadas por um árbitro, acabou por receber dos torcedores do país inteiro, o título de Campeão Moral. Infelizmente o árbitro Marcos Rezende de Freitas impediu a coração deste elenco, um dos elencos mais lembrados entre os torcedores santistas, que tiveram o privilégio de presenciar o talento daquele grupo.




Jogadores que fizeram parte da partida Santos 5 x 2 Fluminense:
Santos: Edinho; Marquinhos Capixaba, Narciso, Ronaldo Marconato e Marcos Adriano; Gallo, Carlinhos, Giovanni e Marcelo Passos (Pintado / Marcos Paulo); Camanducaia (Batista) e Macedo.
Técnico: Cabralzinho.

Fluminense: Wellerson; Ronald, Lima, Alê (Gaúcho) e Cássio; Vampeta, Otacílio, Aílton e Rogerinho, Renato Gaúcho e Valdecir (Leonardo).
Técnico: Joel Santana.

Melhores momentos de Santos 5 x 2 Fluminense - Semifinal Brasileiro de 1995.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários, críticas, eligios e dias para melhorias do blog e das postagens.

Postagens populares